Up in the air

Você já parou pra pensar no quanto compra em aeroportos quando viaja? Quantas vezes já falou, “ah, isso eu compro no free shop”? Muitas vezes nem nos damos conta e, talvez por razões como essa, é um dos mercados que mais cresce atualmente.

Conhecido como travel retail, as marcas que têm corners ou lojas em aeroportos ou em estações de trem estão vendo as suas vendas se multiplicarem nos últimos anos. Só em 2010, o mercado global de duty free e travel retail (DF&TR) cresceu 13% em relação a 2009, atingindo um total de $39 milhões. O setor de luxo foi o que mais contribuiu, com vendas representando 16,7%, seguido de 12,6% de fragrâncias e cosméticos.

Fazer parte desta plataforma se tornou uma estratégia de internacionalização fundamental para muitas marcas que querem se introduzir no mercado exterior. Além de ser uma ótima maneira de ganhar visibilidade, é uma oportunidade de expor a marca através do alto nível de publicidade. Mas para isso, a empresa tem que investir em uma plataforma visual muito bem estruturada, com um merchandising que se destaque e chame a atenção do viajante.

Veja algumas marcas com forte presença no travel retail: