Dicas da Toscana

Oi meninas! Voltei há pouco tempo da Toscana e aproveitei pra deixar tudo registrado aqui pra vocês. A Toscana é especial… Só indo mesmo pra saber. Que lugar mágico. Alugamos um carro no aeroporto de Firenze e fomos em direção a Val d’Orcia que é a região da Toscana mais linda, que vemos nos filmes (a Toscana de vinhedos, olivais, ciprestes). Fomos parando, sem pressa, aproveitando cada momento, cada esquina, cada descoberta, nos perdendo nas ruas e castelos. Foi uma viagem relativamente curta (7 dias) e conseguimos aproveitar muito!

Firenze: começamos a viagem por Florença, ficamos 3 noites (vou fazer um post só com as dicas de Firenze) e depois seguimos para o Val d’Orcia.

Monteriggioni: saindo de Firenze, em direção à Siena, passamos por um castelo em cima de uma colina. Descobrimos dentro das muralhas, a cidade de Monteriggioni, uma joia, considerada um dos lugares mais medievais da Toscana. Super pequeno, um lugar que mantém até hoje a simplicidade e estrutura da época em que foi construída. Incrível ter tão poucos turistas (o que faz tudo ficar ainda mais mágico, parece que voltamos no tempo). Um dos meus cantinhos preferidos.

Luiza-Sobral-dicas-Toscana-Monteriggioni
Castelo di Monteriggioni, Toscana
Monteriggioni, Toscana

Siena: chegamos em Siena ao pôr-do-sol, que delícia de cidade. Apesar de ser um dos destinos mais turísticos (pra onde você olha, tem gente!) – vale muito a pena conhecer. A Piazza del Campo (uma das praças mais incríveis da Itália, tem um declive, em formato de concha) é aonde aconteciam as feiras, mercados e corridas de cavalo no século XII. O Duomo di Siena lembra muito o de Firenze (é usado o mesmo trabalho de mosaico em mármores coloridos – lindo demais!). Dica dos 2 melhores restaurantes de Siena: Taverna di San Giuseppe (não deixem de conhecer a adega!) e Antica Osteria da Divo, fica dentro de uma antiga caverna etrusca, de arrepiar.

Dicas-de-Siena
Pôr do sol que encontramos logo na chegada à Siena
Siena Taverna San Giuseppe
Taverna di San Giuseppe, Siena
Siena Taverna San Giuseppe
Taverna di San Giuseppe, Siena

Montefioralle, Chianti: a 1 hora de carro de Siena, fica o vilarejo de Montefioralle, com pouco mais de cem habitantes (é minúsculo), cercado por muralhas e plantações de azeitonas e uvas. A vista de lá é uma das mais lindas que vi na viagem. O motivo da visita foi uma experiência super gostosa, que indico muito: fizemos uma aula de culinária dentro da casa de uma chef italiana, Barbara. Vocês perguntaram bastante no Insta sobre o agendamento da experiência – nós fizemos através do app Food Trip Experience.

Luiza-Sobral-Dicas-Toscana-Montefioralle
Montefioralle, Greve in Chianti
Luiza-Sobral-Dicas-Toscana-Montefioralle-Aula-de-culinaria
Delícia de dia
Montefioralle, Greve in Chianti

Panzano, Chianti: ainda no mesmo dia, seguimos para a próxima experiência, na vinícola Il Vallone di Cecione – super pequena e familiar. Fomos recebidas pelos próprios donos, Francesco Anchini e seu pai Giuliano. Um programa incrível para se sentir verdadeiramente na Toscana, adorei!! (Reservamos pelo mesmo app Food Trip Experience). Se você tiver tempo de almoçar ou jantar, fica a dica o restaurante Il Vescovino em Panzano, que tem uma das vistas mais lindas para a Conca d’Oro!

A simplicidade da vinícola e a vista de tirar o fôlego
Na vinícola Il Vallone di Cecione (Panzano, Chianti)
Giuliano Anichini, fundador da vinícola, com seu filho Francesco

San Geminiano: no próximo dia, saímos de Siena para San Geminiano (por volta de 1 hora de carro). Passamos a tarde na cidade – almoçamos no restaurante do Hotel Bel Soggiorno (imperdível), nos encantamos com as porcelanas na Leoncini (melhor lojinha de porcelanas da Toscana, comprei e trouxe tudo no avião rsrs) e passar em frente à Gelateria Dondoli (melhor sorvete de lá – não conseguimos parar pq a fila estava gigantesca).

Pelas ruas de San Geminiano
Melhor sorvete de San Geminiano – Gelateria Dondoli

Volterra: esse era o nosso destino final, cidade aonde aconteceu o casamento. Não fiz roteiro turístico por conta dos eventos do casório (vai ter post detalhado com todos os looks do final de semana!) – mas amei o clima da cidade. O casamento aconteceu no Hotel Borgo Pignano e foi lá que nos hospedamos. Sem dúvidas um dos hotéis mais lindos que já estive. Fica a 20 minutos de San Geminiano, então é uma super dica para quem estiver planejando viagem para lá.

Hotel Borgo Pingano (Volterra, Toscana)

Bom, é isso! Aguardem os próximos posts que ainda tem bastante conteúdo da Toscana pra subir aqui 🙂